Preparei este material para ensinar a vocês a configurar o Miops Capsule 360 no modo rastreamento de estrelas para fotografar objetos de céu profundo.
A Capsule 360 é uma opção interessante para você fotografar objetos do céu profundo, é um aparelho super compacto e que cabe na mochila tranquilamente, diferente do Skywatcher Star Adventures e o iOptron Sky Tracker, que são outras duas opções boas de montagens que você pode usar com a sua câmera.
A montagem tanto do Star Adventurer quanto do iOptron são mais complexas e mais pesadas, e ocupam muito espaço de carga, por um lado você ganha em precisão, e por outro você perde em peso e portabilidade.
A vantagem do Miops Capsule 360 é que ele foi desenvolvido para você fazer time-lapses com muito mais movimento, então você acaba investindo em um aparelho dois em um, que serve tanto para time-lapses quanto para fotografar objetos de céu profundo.
Material necessário
1 Miops Capsule360
1 Celular com o aplicativo Capsule360 e um aplicativo de bússola que mostre a latitude e a longitude
1 Câmera com lente de sua escolha
1 Tripé bem estável
2 Cabeças de tripé do tipo ball head
Passo 1
Use o nível bolha do seu tripé para alinhar ele corretamente.
Conecte o seu Miops Capsule360 a cabeça de seu tripé.
Passo 2
Agora vamos alinhar o Miops Capsule 360
Acesse o aplicativo Capsule360 no seu celular, conecte ao seu aparelho e vá na opção Star Tracker
Acesse a opção Hemisphere e selecione Southern
Confira o campo Angle of View, se ele estiver em negativo corrija para positivo (por exemplo se estiver -23 atualize para 23)
Você pode conferir este campo no aplicativo de bússola do seu celular, alguns aplicativos mostram a latitude e a longitude do local em que você se encontra, o primeiro campo que aparece é a latitude que aparece como 23º 14′ 39″ S
Acesse a opção Device Position
Agora você vai ajustar a inclinação do Miops Capsule 360 de acordo com a localização em que você se encontra no planeta, siga as instruções da tela:
1 Gire o seu Miops até você ter o ângulo de visão do desenho.
2 Em seguida ajuste ele até você obter o ângulo de inclinação correto, ele vai ficar verde quando você conseguir isto.
Passo 3
Agora vamos fazer um ajuste fino para alinhar o seu Miops Capsule 360 com as estrelas, no passo anterior você inclinou o Miops conforme a sua latitude, agora vamos apontar ele para o Sul.
Você pode ajustar a bússola do seu celular para mostrar o Sul verdadeiro e não o magnético, o centro da sua Miops Capsule 360 precisa estar inclinado para o mesmo sentido da bússola do seu celular.
Agora para fazer o ajuste fino, vamos usar o Cruzeiro do Sul para encontrar o Polo Sul Celeste, diferente do hemisfério Norte, aqui não temos uma estrela como a Polar que identifique exatamente o centro de rotação das estrelas no céu.
Primeiro vamos encontrar o Cruzeiro do Sul no céu, o eixo maior do Cruzeiro do Sul, aponta para o polo Sul Celeste, e em seguida vamos contar 4 Cruzeiros do Sul e meio, você pode usar os seus dedos como referência para fazer esta contagem.
As guardiãs da Cruzeiro do Sul também podem te ajudar a encontrar o Polo Sul Celeste, imagine uma linha imaginária apontando para o centro de rotação.
O eixo central da Miops Capsule360 precisa estar apontando exatamente para este ponto, imagine uma linha vermelha saindo do centro, a altura em que vemos o polo Celeste em relação ao horizonte é a latitude que você já ajustou pelo aplicativo. Eu costumo usar a bússola do celular configurada para mostrar o Polo Sul verdadeiro combinado com esta técnica de 4 Cruzeiros do Sul e meio para encontrar a posição certa.
Passo 4
Agora você conecta a sua segunda cabeça do tripé do tipo ball head no Miops Capsule360 e em seguida conecta a câmera, tomando muito cuidado para não mover o conjunto do tripé e o Miops Capsule 360, qualquer pequeno movimento aqui fará com que você volte para o passo 2 e 3. Se for necessário, não se desespere, eu refaço estes passos centenas de vezes em uma sessão.
Conecte a sua câmera ao Miops Capsule360
Aponte a câmera para uma estrela, planeta ou objeto do céu profundo que você quer fotografar, sem mover o tripé, a primeira cabeça e o Miops Capsule360
Agora acesse o aplicativo Capsule360 e configure o tempo de exposição, quanto maior o tempo de exposição, mais pequenos erros de alinhamento aparecem, então é legal você pensar em começar com tempos mais curtos e conforme você for vendo que o alinhamento está correto, você aumenta o tempo de exposição!
Gostou?
Se você se interessou pelo Miops Capsule 360 e resolver comprar ele, eu agradeço muito se você fizer a compra pelo link abaixo, ele é um link de afiliado e você vai me ajudar a trazer muito mais conteúdo para vocês.
Aqui eu ensino outra técnica para fotografar objetos do céu profundo: