A alguns anos atrás eu investi em um drone Mavic Pro para um projeto pessoal, a idéia inicial era fazer uma série através de fotografias aéreas e acabei me decepcionando com a qualidade das imagens, senti muita falta de nitidez, falta de resolução e muito ruído, e por muito tempo eu usei o drone com um sistema de iluminação da Lume Cube para fazer light painting (você pode clicar aqui para ver como eu faço isto).
Mas em uma das minhas viagens eu fiz uma foto sensacional com o drone, era uma aérea dos gêiseres Sol de La Manana na Bolívia, mas sempre que olhava para elas eu tinha a mesma sensação, apesar de não ter muito ruído, me faltava nitidez e resolução para imprimir ela em tamanhos muito grandes, e isto foi um grande problema para mim, no ano seguinte eu voltei para o mesmo local e os gêiseres estavam completamente mudados, sem a textura incrível do ano anterior e eu acabei me decepcionando um pouco.
Como eu poderia voltar no tempo e recuperar aquela foto? Estudando, comecei a pesquisar através de inteligência artificial e encontrei algumas soluções interessantes mas não satisfatórias. E descobri que eu poderia fazer isto através da técnica de empilhamento de fotografias. E o mesmo vale para o ruído, eu consigo reduzir muito o ruído de uma fotografia empilhando 3 ou mais fotografias, uma técnica muito utilizada na astrofotografia e que podemos usar para melhorar as fotografias que fazemos durante o dia também.
Em breve vou fazer um artigo sobre o empilhamento de fotografias para obter uma super resolução e coloco o link aqui para vocês!
Esta é a fotografia do gêiser Sol de La Manana
Como fazer?
Neste artigo vou falar um pouco sobre como você pode reduzir o ruído de uma imagem usando a técnica de empilhamento, isto é muito útil quando usamos um drone que não tem uma resolução tão boa quanto as nossas câmeras, ou precisamos ganhar alcance dinâmico em fotografias com áreas muito claras e outras muito escuras e muitas sombras, sempre que tentamos clarear a fotografia, o ruído aparece na zona de sombra. Para obter um resultado interessante, você precisa fazer pelo menos 3 fotografias, quanto mais fotografias, você vai ter um resultado final melhor, e por sorte neste dia do Sol de La Manana, eu fiz 4 fotografias em sequência da mesma composição.
Como eu estava usando um drone e estava ventando bastante, ele se moveu e as 3 fotografias não ficaram exatamente iguais, um outro ponto negativo deste local é que a fumaça dos gêiseres se moviam muito, e a sombra delas também, então apesar de ter citado esta fotografia, esta não é uma fotografia perfeita para este tipo de tratamento, quanto mais estática a sua imagem, melhor vai ser o resultado, se você tiver pessoas, carros, e qualquer coisa em movimento, o movimento irá acabar arruinado o seu resultado final, o mesmo vale para dias com muito vento, fumaça como nesta fotografia, água em movimento como em rios e mar, etc.
Se você tiver usando uma câmera, o ideal seria que você use o tripé, assim o empilhamento vai ficar perfeito, mas não é necessário, se você fizer 3 fotos em sequência e tiver uma mão bem firme, você vai poder empilhar as imagens tranquilamente. A técnica de empilhamento se baseia na natureza aleatória do ruído, se você fizer 10 fotografias de um mesmo enquadramento com a câmera em um tripé, o ruído vai aparecer em um local diferente em cada uma destas fotografias, e quando você empilha estas imagens, você vai recuperando ela e cancelando o excesso de ruído.
Passo a passo
Primeiro, você precisa fazer uma sequência de fotografias, com a câmera preferencialmente em um tripé, ou um drone em uma condição bem estática, quanto menos vento melhor, de um cenário sem movimentos como já falamos antes, pessoas, carros, água, vento e qualquer movimento pode arruinar o resultado final gerando uma imagem bem confusa. Quanto mais fotografias você fizer é melhor, fiz alguns exemplos aqui para colocar para vocês com 3 e 4 fotografias, mas eu considero um mínimo de 5 fotografias um número bom para termos um resultado interessante.
Edição no Lightroom
Primeiro você precisa editar as suas fotografias do jeito que você gosta, como vamos recuperar o ruído, se você tiver muitas áreas de sombra você pode clarear como uma experiência para ver o quanto conseguimos recuperar na edição. Edite a primeira fotografia da sequência que você fez, e em seguida vamos selecionar toda a sequência ali na barra inferior do Lightroom e sincronizar a edição da primeira foto clicando em Sincronizar. Certifique que vamos sincronizar todas as informações antes de fazer isto.
Importante: Não use a redução de ruído do Lightroom
Agora vamos abrir estas imagens no Photoshop em camadas, para isto, ainda com as 3 fotos selecionadas no painel inferior, é só clicar com o botão direito na fotografia e selecionar “Editar em” e em seguida “Abrir como camadas no Photoshop”.
Edição no Photoshop
Eu vou usar esta foto do Atacama, que tem uma área grande de sombras como exemplo na edição do Photoshop.
1 – Se você não usa o Lightroom ou não quiser abrir a sequência de fotografias no Photoshop diretamente por lá como no passo anterior, você pode salvar os seus arquivos em uma pasta e em seguida abrir o Photoshop e ir em “Arquivo – Scripts – Carregar arquivos na pilha”
2 – Agora você vai ter as 3 imagens abertas em camadas ali no canto direito.
3 – O passo seguinte é selecionar todas as imagens.
4 – Agora vamos alinhar as imagens, se você fez esta sequência a partir de uma câmera em um tripé bem estável, você pode pular este passo, mas se você fotografou em um drone ou sem um tripé, este é um passo muito importante. Vamos em “Editar – Alinhar camadas automaticamente”
5 – Desative as opções de Correção da Lente (Remoção de Vinheta e Distorção geométrica)
6 – Em seguida recorte a imagem para eliminar as bordas sem informação, utilizando a ferramenta de Corte (c) ali no canto esquerdo.
7 – Agora antes de empilhar as imagens, vamos converter as camadas em objetos inteligentes, para isto é só você ir em “Camadas – Objetos inteligentes – Converter em objetos inteligentes”. Lembre se que todas as camadas precisam estar selecionadas como fizemos ali em cima.
8 – Finalmente vamos empilhar as camadas, vamos em “Camadas – Objetos inteligentes – Modo de pilha – Mediana”. Aqui o Photoshop vai sobrepor uma imagem a outra usando um valor mediano para definir cada Pixel, assim se tivermos 2 pixels com a imagem correta e um com ruído no mesmo local, ele vai considerar a informação do meio entre os 3 pixels e a tendência é que ele fique mais próximo da imagem real, por isto quanto mais imagens melhor vai ser o nosso resultado final.
9 – O último passo vai ser rasterizar as imagens para eliminarmos as camadas, e assim o arquivo final ficar mais leve já que não vamos mais precisar de todas as camadas. Para isto é só clicar com o botão direito na camada ali na direita e em seguida “Rasterizar camada”.
Para este exemplo eu usei uma foto sem nenhuma edição para termos uma idéia melhor de todo o processo, mas é muito importante você editar a sua foto no Lightroom antes de fazer todo este processo. Não fiz nenhuma redução de ruído na edição do Lightroom, e eu recomendo fortemente que você pule esta etapa no início e se for necessário fazer a redução de ruído no final de todo este processo importando a fotografia final para o Lightroom ou fazendo a redução no próprio Photoshop.
Aqui temos o resultado final, eu deixei a imagem mais clara aumentando o brilho na edição final no próprio Photoshop e fiz um recorte em um detalhe da imagem para termos uma idéia melhor da redução de ruído, a esquerda temos a imagem empilhada, e na direita a imagem original.
Aqui temos mais alguns exemplos de testes que eu fiz por aqui, na Referência temos a imagem empilhada e no Ativo a original.
Atacama – Mavic Pro
Atacama – Mavic Pro
Petar – Fuji XT3
Nesta última imagem, eu fiz o empilhamento de 5 fotografias ao invés de 3 como nos outros testes que eu fiz, e tive um resultado muito melhor na redução de ruído.
Petar – Fuji XT3
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