A Perseídas é considerada uma das chuvas de meteoros mais bonitas do ano com 80 a 100 meteoros por hora, e meteoros de cores vivas que começam a queimar com a cor verde e terminam em um tom avermelhado.
Ela é uma chuva anual de meteoros associado ao cometa Swift Tuttle, e acontece todos os anos entre os dias 13 de Julho e 26 de Agosto. Quando durante a nossa viagem anual em torno do Sol, a Terra passa pelos restos de detritos deixados pela passagem do cometa.
Infelizmente o melhor lugar para ver a Perseídas é no hemisfério Norte ou próximo a linha do Equador, mas mesmo assim podemos acompanhar ela por aqui no Brasil, para aqueles que moram no Norte a chuva estará bem visível e para quem mora nas outras regiões basta ir em um local bem afastado dos grandes centros urbanos e escuro, com visibilidade boa para a linha do horizonte sentido Norte/Nordeste.
Qual o melhor horário?
O melhor horário para se ver a chuva é por volta das 3 da manhã aqui pelo Brasil, quando a constelação de Perseu começa a aparecer no horizonte ao Norte. Para quem estiver no hemisfério Norte durante a chuva de meteoros, é só procurar pela constelação de Perseu, que é a radiante da chuva Perseídas.
A radiante é uma constelação onde aparentemente os meteoros costumam surgir, e se você for fotografar a chuva de meteoros, é só apontar a sua câmera para este local. Se você estiver no hemisfério Sul, seria interessante fotografar o céu no zênite, bem acima da sua cabeça ou ao Sul, procurando pelos EarthGrazers.
Para quem não mora ao norte do Brasil, não é bom se animar muito, são poucos os meteoros das Perseídas que são visíveis por aqui, mas mesmo assim vale a pena tentar sair para fotografar ou ver os EarthGrazers.
Já vou adiantando que eles são poucos, nos últimos anos tenho visto um ou dois meteoros deste tipo durante uma noite toda fotografando, mas como eles cortam o céu de ponta a ponta, é um espetáculo sensacional e vale a pena sim tentar ver esta chuva.
Como fotografar?
Fotografar meteoros não é uma tarefa fácil, e requer muita paciência, então prepare a sua câmera e um tripé e vá para um local bem afastado das grandes cidades e longe de qualquer fonte de poluição luminosa, configure a sua câmera para uma exposição de 30 segundos, com a lente bem aberta e o maior ISO que você tiver coragem de usar.
Conhecendo radiante, você pode apontar a sua câmera para ela, neste caso Perseu, e começar a fotografar, uma foto em seguida da outra, um intervalômetro pode te ajudar muito aqui, se você conseguir uma composição interessante com a sua câmera apontada para Perseu melhor ainda.
Continue insistindo sem mudar a câmera de posição, mesmo que caiam diversos meteoros atrás de você, e isto provavelmente vai acontecer, centenas de meteoros irão cair atrás de você, do lado e até em cima, mas insista até que um passe pela frente da sua lente! Se você ficar mudando a câmera de posição a cada vez que um meteoro cair, você nunca vai conseguir fotografar um.
Agora no caso da Perseídas, como os meteoros caem no hemisfério Norte, você provavelmente não vai conseguir fotografar elas mesmo com a constelação de Perseus surgindo no horizonte, pois o brilho do meteoro não é suficiente para iluminar o horizonte.
Aqui recomendo que você busque pelos EarthGrazers como a primeira foto deste post, e aponte a sua câmera para o zênite, logo acima da sua cabeça, e o Sul!!!
Parece contraditório não?
Se a radiante da Perseídas é no norte, porque você vai apontar para o Sul e conseguir fotografar mais meteoros?
Como os EarthGrazers costumam cortar o céu de ponta a ponta, eles vão surgir no Norte, mas irão começar a queimar sobre a sua cabeça e correr em direção ao Sul!
Se você quiser aprender um pouco mais sobre fotografia noturna, você pode se inscrever em um dos meus workshops
clicando aqui.
Lua: Fique de olho na Lua, um aplicativo como o Moon disponível para Android ou IOS, ajudam a ver a fase da Lua e em que horário ela irá nascer ou se pôr. Quanto mais fraca o brilho da Lua melhor!
Se você ainda não conhece o airbnb, vou deixar um link aqui embaixo onde você pode ganhar até R$ 350,00 em créditos na sua primeira viagem por lá, o airbnb é um site especializado em aluguéis online, onde você pode viajar e se hospedar em casas e apartamentos com muita segurança, tanto buscando economia quanto experiências incríveis em lugares sensacionais.
Nos últimos anos eu tenho viajado quase que exclusivamente através deles, e tenho encontrado lugares sensacionais para ficar a um preço muito interessante, é só clicar no logo deles que você já tem acesso aos descontos e você também me ajuda com R$ 30,00 em créditos viagem